Para utilizar o Pix, novo meio de transferências instantâneas de valores do Banco Central, é necessário ter uma “chave” vinculada à instituição financeira para que o usuário identifique sua conta. É possível utilizar as seguintes chaves Pix: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular, ou chave aleatória.

Caso o usuário abrir uma conta em outro banco, ele pode solicitar a portabilidade da chave Pix – ou seja, utilizar a mesma chave em outra instituição. A mudança pode ser solicitada via aplicativo ou internet banking. O registro, a exclusão, a alteração, a portabilidade e a reivindicação de posse da chave Pix são disponíveis das 8h às 20h, no horário de Brasília, em todos os dias do ano.

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A mudança também pode ser realizada com a exclusão da velha inscrição, e então cadastro em uma nova instituição. Veja abaixo o passo a passo das duas opções.
Portabilidade

Segundo o Banco Central, você precisa acessar o canal da instituição de destino e requisitar a portabilidade de sua chave. Para isso, ao receber o pedido de confirmação da sua instituição de origem, você deverá acessar o dessa instituição e confirmar a portabilidade. O prazo para confirmação é de 7 dias.

Exclusão e novo cadastro de chave

Outra opção é excluir a chave no banco antigo e cadastrar no novo. Para isso, você pode acessar a opção “Minhas chaves” nos canais de sua instituição financeira e excluir a chave cadastrada originalmente. Após isso, você pode acessar o aplicativo da outra instituição e, na opção “Minhas chaves”, efetuar o cadastro da chave. Entre o período em que o cadastro original foi excluído e a confirmação do novo cadastro, essa chave não estará vinculada a nenhuma de suas contas.