Voltar a sair na rua sem máscara, participar de festas e aglomerações sem medo de ser contaminado pela covid-19 é o sonho de todo mundo. A boa notícia é que essa possibilidade está bem mais perto em alguns países. Nos Estados Unidos, por exemplo, os cidadãos norte-americanos que já foram totalmente vacinados podem parar de usar máscaras, facilitar os protocolos de distanciamento e começar a fazer as coisas que faziam antes da pandemia.

De acordo com o Business Insider, a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Rochelle Walensky, deve anunciar ainda nesta quinta-feira (13) que qualquer pessoa que esteja totalmente vacinada pode tirar suas máscaras em ambientes fechados e ao ar livre em reuniões de qualquer tamanho.

+ Mais de um quarto dos adultos da UE se recusam a ser vacinados contra Covid, diz pesquisa

O fim da obrigatoriedade do uso de máscara naquele país começou de forma gradual para as pessoas totalmente vacinadas em março. Primeiro, os vacinados foram autorizados a se reunir dentro de casa sem máscaras e, depois, tiveram permissão para tirar equipamento de proteção também do lado de fora .

Com a nova decisão, quem já recebeu duas doses da vacina contra a covid-19, e esperou pelo menos duas semanas para que fizessem efeito, está autorizado a largar suas máscaras em todos os lugares, exceto em ambientes de saúde, de acordo com o Centro de Controle.

A publicação destaca que a mudança ocorre um dia depois de um painel consultivo do Centro de Controle dar sinal verde para o uso da vacina da Pfizer para crianças de 12 a 15 anos , tornando o desmascaramento universal ainda mais possível.

Vale destacar que as vacinas contra a covid-19 têm se mostrado altamente eficazes na prevenção de infecções e ainda melhores em interromper hospitalizações e mortes.

Além disso, nos raros casos em que as pessoas vacinadas são infectadas, os estudos mostram que geralmente têm uma carga viral mais baixa, o que significa que têm menos probabilidade de transmitir o vírus e podem ter uma doença mais branda.