03/06/2022 - 10:44
Criada no dia 3 de junho de 1990, no Rio de Janeiro, pelo imigrante português Alexandre Moreira, a importadora Barrinhas ganhou fama por representar no Brasil parte do que há de melhor no país de origem de seu fundador. São os casos de produtores consagrados como Real Companhia Velha, Porca de Murças, Herdade da Malhadinha e Adega de Monção, além da Água das Pedras, talvez a melhor de Portugal.
Em três décadas de crescimento contínuo, e hoje sob o comando da segunda e terceira gerações da família (o filho Claudio e o neto Rafael, nascido no mesmo ano da empresa), a Barrinhas agregou ao portfólio rótulos espanhóis, italianos, franceses, argentinos, chilenos e uruguaios. “Portugal é a nossa origem, mas hoje corresponde a cerca de 30% do catálogo, que soma 450 itens”, afirmou Rafael Moreira durante uma degustação de vinhos da Antigua Bodega, do Uruguai, em São Paulo.
+ Um tinto que irá mudar tudo o que você conhece sobre o Vale do São Francisco
Assim como a Barrinhas, A Antigua Bodega é uma empresa familiar, na qual mãe e filhos trabalham juntos para produzir vinhos modernos, dotados de requinte e muito charme. Virginia Stagnari é a diretora. Mariana (enóloga) e Carlo, os jovens talentos que moldam a face atual da vinícola e o estilo marcante de seus vinhos.
Os vinhedos estão localizados em Santos Lugares, um terroir especial, cercado por pedreiras. Não por acaso, uma de suas linhas mais conhecidas no Brasil é a Pedregal, cujos Tannats mereceram 90 e 92 pontos do Guia Descorchados. Mas a grande novidade da vinícola é justamente um rótulo que não se baseia na uva mais adaptada ao Uruguai. O Protagonista 2020 é um corte em que predominam Cabernet Sauvignon, Marselan e Syrah, com 10% de outras castas.
Para o gerente de exportação da vinícola, Fabián Houjeije, a safra foi uma das melhores do país nos últimos 20 anos. “Isso permitiu elaborar um vinho fora do usual”. Com aromas que trazem uma grande variedade de frutas vermelhas e pretas (morango, framboesa, amora e mirtilo), ele surpreende pela expressividade. É carnudo, com taninos macios e acidez equilibrada. Com 94 pontos do Guia Descorchados, o Protagonista 2020 (Temporada 1, Episódio 1, com aparece no rótulo) chega ao Brasil por R$ 259,00.