26/07/2022 - 11:02
Um boletim do Centro para Contenção de Desinformação do governo da Ucrânia colocou o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma lista de pessoas que “promovem narrativas da propaganda russa”.
A lista conta com o nome de 78 pessoas e Lula é o único nome brasileiro citado. De acordo com o centro, o petista foi incluído na lista após afirmar que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky é tão culpado pela guerra quanto o presidente russo Vladimir Putin.
+ Nova pesquisa Ipespe: Lula lidera com 45% dos votos válidos
A fala citada pelos ucranianos foi feita em uma entrevista para a revista norte-americana Time, em maio deste ano. “Fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”, disse Lula na época.
Esta é a segunda ocasião que a política brasileira acaba envolvida no conflito em solo ucraniano. Na semana passada, Zelensky deu uma entrevista a TV Globo onde criticou a posição de neutralidade do governo de Jair Bolsonaro, após o Brasil não aderir as sanções impostas contra a Rússia.