(Reuters) – A Apple está pedindo a seus fornecedores que transfiram parte da produção de fones de ouvido AirPods e Beats para a Índia pela primeira vez, informou o jornal Nikkei nesta quarta-feira.

A Foxconn está se preparando para fabricar fones de ouvido Beats na Índia e espera eventualmente produzir AirPods no país, disse a reportagem, citando fontes.

+ Apple Music ultrapassa a marca de 100 milhões de músicas

+ Apple terá que trocar carregadores de celulares na Europa após decisão da UE

A chinesa Luxshare Precision, outra fornecedora da Apple, e suas unidades também planejam ajudar a gigante de tecnologia a fabricar AirPods na Índia, segundo a Nikkei.

No entanto, a Luxshare está se concentrando mais em suas operações vietnamitas por enquanto e pode ser mais lenta do que seus concorrentes no início da produção significativa de produtos da Apple na Índia, disse o Nikkei.

A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

Uma reportagem da Bloomberg News de terça-feira disse que as exportações de iPhone da Índia ultrapassaram 1 bilhão de dólares em cinco meses desde abril e devem chegar a 2,5 bilhões de dólares nos 12 meses até março de 2023.

O último movimento da Apple é parte de sua diversificação gradual em relação à China, disse o Nikkei. A Índia e outros países como México e Vietnã estão se tornando cada vez mais importantes para os fabricantes terceirizados que fornecem para marcas norte-americanas, em meio a tensões latentes entre Washington e Pequim.

(Por Ann Maria Shibu)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI940YC-BASEIMAGE