O iuane chinês registrou a menor cotação em 15 anos na comparação com o dólar nesta terça-feira (25), depois que o presidente Xi Jinping reforçou seu poder com um terceiro mandato na liderança do Partido Comunista.

O iuane onshore (CNY), que circula dentro da China, perdeu 0,6% a 7,3084 por dólares, a menor cotação desde dezembro de 2007.

Ao mesmo tempo, o iuane offshore (CNH), que circula fora da China continental e é comercializado de maneira mais livre que a divisa doméstica, era negociado a 7,3735 por dólar, o menor valor desde a criação, em 2010, desta divisa de câmbio para as transações internacionais.

Como outras moedas importantes, o iuane sofreu com o tom agressivo adotado pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano), que empurrou os investidores em direção ao dólar.

Além disso, os mercados também demonstram inquietação com a possível continuidade da política de “covid zero”, depois que o presidente Xi Jinping conquistou o terceiro mandato à frente do Partido Comunista e levou aliados e protegidos para os postos de comando da formação.

O iuane e a Bolsa de Hong Kong desabaram na segunda-feira, apesar da divulgação de dados do crescimento econômico no terceiro trimestre que ficaram acima do esperado.