15/05/2024 - 8:23
A engenheira Magda Chambriard foi indicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para exercer o cargo de presidente da Petrobras, em substituição a Jean Paul Prates, demitido na terça-feira, 14.
De acordo com ofício enviado à Petrobras pelo Ministério das Minas e Energia, a indicação de Magda será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia, com apreciação pelo Comitê de Pessoas e pelo Conselho de Administração.
+ Prates é demitido da Petrobras: entenda histórico de atritos com o governo
Engenheira química e civil, Magda Chambriard é mestre em engenharia química pela COPPE/UFRJ (1989) e engenheira civil pela UFRJ (1979), e se especializou em engenharia de reservatórios e avaliação de formações e posteriormente em produção de petróleo e gás, na hoje denominada Universidade Petrobras.
Ela iniciou sua carreira na Petrobras em 1980 e foi cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2002. Tornou-se diretora da ANP em 2008 e, em 2012, chegou à diretoria-geral da agência no governo Dilma Roussef, tornando-se a única mulher a comandar a ANP.
O comunicado da empresa diz ainda que Magda fez diversos cursos, além dos relativos à produção de óleo e gás, eles desenvolvimento de gestão em engenharia de produção, negociação de contratos de exploração e produção, qualificação em negociação na indústria do petróleo, gerenciamento de riscos, contabilidade, gestão, liderança, desenvolvimento para conselho de administração.
Saída de Prates
Segundo nota divulgada pela Petrobras, Prates solicitou encerramento antecipado de seu mandato à frente da petrolífera.
Prates, que assumiu a presidência da estatal em janeiro de 2023, pediu que o Conselho de Administração da empresa se reúna para apreciar sua saída do cargo, de forma negociada. Confirmada a saída da presidência, ele renunciará também ao cargo de membro do conselho.
* Com informações da Agência Brasil