22/08/2024 - 7:00
Entre 100 marcas avaliadas, Nestlé, Google e Samsung se destacam como aquelas que melhor compreendem o contexto e atendem às necessidades dos consumidores brasileiros. É o que revela o estudo Contextual Brand Success 2024, da Ipsos.
+ JHSF inicia construção de novo shopping na Faria Lima, centro financeiro de São Paulo
O levantamento feito com 2 mil consumidores avaliou três pilares essenciais para o sucesso das marcas: Expectativa, Contexto e Empatia.
O pilar de Expectativa se refere a tudo o que as pessoas sentem e conhecem com relação às marcas. No estudo, são avaliadas as percepções gerais dos consumidores em termos de qualidade, inovação, e reconhecimento de marcas em diferentes categorias.
Já o Contexto, segundo pilar analisado no estudo, representa 50% do peso do porquê uma marca é escolhida ou consumida. São analisados tanto os aspectos do Macro Contexto – como responsabilidade social, ambiental, diversidade e outras questões relacionadas à postura das marcas frente a temas ESG, além de questões macroeconômicas o país e do mundo; quanto do Micro Contexto — aspectos que impactam os consumidores de forma mais individual, como a satisfação adequada de suas necessidades cotidianas e alinhamento das marcas com suas ocasiões de consumo.
E o pilar de Empatia mede o nível de conexão das marcas com a vida e os valores dos consumidores. Este pilar avalia como os posicionamentos das marcas são percebidos em termos de ética e integridade.
Entre as 13 marcas que conquistaram as 10 primeiras posições no ranking, a Nestlé se destacou ao ser conhecida por atender de maneira mais satisfatória as necessidades dos consumidores. Em segundo lugar, o Google foi reconhecido pela sua capacidade de gerar empatia, facilitando a vida das pessoas com suas inovações tecnológicas.
A Samsung, ocupando a terceira posição, mostrou força no pilar de Expectativa, sendo amplamente reconhecida por sua qualidade e confiabilidade. A marca foi reconhecida por sua capacidade contínua de inovar, criando uma percepção de constante evolução tecnológica entre os consumidores.
Confira as 20 Marcas de destaque em 2024
- Nestlé
- Samsung
- Colgate
- Natura
- Amazon e Omo
- Coca-Cola
- WhatsApp e O Boticário
- Sadia e YouTube
- iFood
- Nubank
- Perdigão
- Havaianas
- Seara e Shopee
- Gillette
- Mercado Livre
- Cacau Show
- Guaraná Antarctica
- Microsoft
- Apple