O presidente do Banco J. Safra no Brasil, José Olympio Pereira, avalia que o Brasil, apesar de algumas fragilidades, está atrativo para investimentos.

“O país está atraente, principalmente para o longo prazo, investimentos em infraestrutura. Tem muito dinheiro global que pode ser colocado aqui, tem muitas oportunidades”, disse.

Olympio, contudo, lembra que esse ambiente se dá em um momento de mercado de ações em baixa e o paradigma fiscal do país.

“Estamos aprendendo a viver nas incertezas, com riscos potenciais, mas isso não afeta uma de nossas certezas, que é seguir”.

O presidente do J,Safra participou de evento em São Paulo promovido pela Bloomberg, em painel que abordou as incertezas do mundo atual, que envolvem mudanças climáticas, geopolítica e inteligência artificial, por exemplo.

Olympio destacou que, apesar desse momento de incertezas, com duas grandes guerras ocorrendo no mundo, os investimentos seguem ocorrendo.

“Você pode olhar o copo meio cheio ou meio vazio”, disse. “Por exemplo, a inteligência artificial, o que estamos vendo, lembra a Revolução Industrial, estamos nos reinventando”, citou como um lado positivo que estamos vivendo.

Transição energética

O executivo destacou o potencial no Brasil em relação à transição energética, já que o país tem quase 90% de sua produção energéticas de fontes renováveis. “O Brasil pode liderar o caminho para a transição energética. Temos ainda oportunidade de criar novos combustíveis verdes. Podemos gerar mais energia verde do que precisamos”. Ele ressaltou os cases nacionais sobre etanol e biocombustíveis. “Temos tantas oportunidades”.