27/11/2024 - 14:04
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará um pronunciamento oficial em cadeia de rádio e televisão nesta quarta-feira, 27, a partir das 20h30. O assunto foi informado através de um slogan: “Brasil mais forte – Governo eficiente, país justo”.
+PlatôBR: Pacote fiscal põe em jogo eleições de 2026 e tamanho de Haddad no PT
A expectativa é que seja explicado o plano de corte de gastos discutido ao longo das últimas semanas com o presidente Lula, além de ministros, congressistas e até militares. Procurado, o ministério da Fazenda ainda não deu detalhes sobre o conteúdo do pronunciamento.
Segundo informações do jornal O Globo, algumas medidas do pacote poderão ser adiantadas.
O pronunciamento terá duração de 7 minutos e 18 segundos, de acordo com ofício de convocação de rede nacional da Secretaria de Comunicação Social (Secom). O pedido para que seja feita a fala teria sido feito pelo Planalto, como forma de atenuar o desgaste político com as medidas.
Os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo noticiaram que uma das medidas anunciadas será a isenção de Imposto de Renda para quem possui renda mensal de até R$ 5 mil. Hoje, a isenção ocorre para quem possui ganhos de até R$ 2.259,20.
Apesar de a mensagem já ter sido gravada, integrantes da cúpula do governo afirmaram ao Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que ainda não há martelo batido sobre o IR. Confirmada a isenção, ela poderia valer já em 2025 dependendo da votação no Congresso Nacional, segundo apurou a reportagem. Também será uma vitória da ala política. A equipe econômica era contra a medida.
Segundo o Estadão Conteúdo, o pacote incluirá mudanças nas regras para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), no abono salarial, na política de reajuste do salário mínimo e na previdência e pensão de militares. Haddad já confirmou que mudanças no Vale Gás e a limitação dos chamados “supersalários” (que ultrapassam o limite legal) estão no pacote.