05/05/2004 - 7:00
Vender dois carros por segundo. Ter a seus pés uma legião de 15 milhões de colecionadores ávidos para comprar todo e qualquer lançamento que chegue às lojas. Cobrir todas as categorias do setor, fabricando modelos clássicos, esportivos, off-road, ônibus, caminhões… É ou não é o sonho de qualquer montadora? É. Mas quem chegou lá foi a Mattel. Com os seus carrinhos de ferro da marca Hot Wheels, a gigante americana dos brinquedos podia ser considerada o maior fenômeno da ?indústria automobilística? mundial. Nada menos que 2 bilhões de Hot Wheels foram vendidos nos Estados Unidos nos últimos 30 anos, bem mais do que as chamadas Big Three de Detroit (GM, Ford e Chrysler) fabricaram no mesmo período. O fenômeno garante à companhia uma receita inversamente proporcional ao tamanho (7,5 cm) do produto. São US$ 1,5 bilhão ao ano, ou 25% do faturamento global da Mattel e metade do que ela arrecada com a boneca Barbie. ?No Brasil, a febre é parecida. Vendemos 2 milhões de unidades em 2003?, comemora Ricardo Wako, gerente da filial nacional da Mattel.
Para manter o motor girando alto, a Mattel programou um número recorde de lançamentos para 2004: 100 novos modelos. Entre as novidades, está o modelo a pilha que pode ser abastecido por combustíveis caseiros. O carrinho anda com xampu, refrigerante, água. A brincadeira é descobrir qual deles faz o brinquedo andar mais rápido. ?Como a condutividade da corrente elétrica é maior nos meios alcalinos, os carros abastecidos com salmoura levam vantagem?, entrega Wako. A Mattel calcula que as vendas de Hot Wheels crescerão 10% com os lançamentos. Os carrinhos são vendidos ao consumidor por R$ 4,99.
Mas por que eles vendem tanto? Carrinhos são os brinquedos masculinos por excelência. A mágica dos Hot Wheels está na diversidade. São 10 milhões de modelos diferentes, desenhados por uma equipe de 30 projetistas da Mattel e aprovados pelos designers das montadoras. Essa variedade os torna altamente colecionáveis. E coleção não tem idade. Ou seja: os pais compram para os filhos e também para eles próprios. Isso não acontece com bonecas. As meninas um dia amadurecem e deixam de brincar com elas. A Mattel sabe disso. No primeiro trimestre, as vendas globais da Barbie caíram 6%. As de carrinhos (somando as marcas Hot Wheels, Match Box e Tyco) cresceram 1%. Daí a aposta cada vez maior no Hot Wheels.
A empresa acaba de adquirir a licença exclusiva para produzir Ferrari em miniatura. Quem disse que a marca do ?Cavalinho Rampante? não foi feita para as massas?
PAIXÃO SOBRE RODINHAS
? Existem 15 milhões de colecionadores
de Hot Wheels no mundo
? Um modelo raro, das primeiras edições,
chega a custar US$ 10 mil
? Mais de 10 milhões de modelos já foram
criados em 37 anos
? 2 bilhões de unidades foram vendidos só
nos EUA nos últimos 30 anos
? Se enfileirados, esses carrinhos dariam
4 voltas completas em torno da Terra
Fonte: Mattel