06/02/2015 - 0:00
As empresas dedicam cada vez mais recursos para o desenvolvimento de marcas. Bavaresco, especializado em branding e consultor de negócios, fala sobre a tendência:
Por que tantas empresas estão preocupadas com suas marcas?
As empresas sentiam que precisavam desenvolver suas marcas quando perdiam mercado, perdiam clientes por envelhecimento de seu público e quando surgiam novas tecnologias. Mas hoje esse trabalho exige mais profundidade por uma questão sociocultural. A sociedade mudou do consumo de produtos para o alinhamento de seus valores com o que deseja consumir.
As empresas estão conscientes disso?
As grandes já entenderam. Mas o trabalho é sempre complexo, porque não existe certo e errado nessa disciplina. Há marcas, como a Pepsi, que passam por redesenhos constantes de identidade, e outras, como a Coca-Cola, que nunca fizeram isso. Atualmente, muitas empresas buscam retomar o propósito inicial do negócio da época em que foram fundadas.
Mas essa tentativa de volta às raízes não faz algumas marcas abusarem ao embelezar a sua história, como foi o caso recente da Diletto?
Não é legal mentir sobre as origens de uma marca. Sempre dá errado. O resultado é uma má repercussão nas mídias sociais e em reportagens.
(Nota publicada na Edição 902 da Revista Dinheiro)