Paulo Marcelo, CEO da Resource, empresa que realiza serviços de TI e integração digital

Além de garantir novos clientes que já estão ambientados com o mundo digital, por que a transformação digital é importante para uma empresa?
A velocidade passou a ser uma das principais exigências nos negócios e se tornou um diferencial importante quando o assunto é a satisfação do cliente. Aprimorar a experiência do usuário é o caminho para conquistar o cliente digital e retê-lo.

Qual o grande erro cometido pelas empresas brasileiras no processo de transformação digital?
Não integrar a visão corporativa à estratégia digital. É preciso ter clareza sobre onde a empresa pretende chegar. A construção da estratégia digital deve permear todas as áreas de negócio e contemplar a integração com a estratégia da empresa.

Nem sempre a empresa possui negócios que se adaptam com facilidade ao ambiente digital. O que fazer nesse caso?
Um dos maiores erros dos gestores é achar que existe alguma mágica que garanta o sucesso da digitalização da noite para o dia. Cada empresa é diferente. É preciso analisar a maturidade tecnológica de cada uma delas, avaliar os desafios do setor, o tamanho e outras características, para, então, criar uma estratégia de sucesso.

(Nota publicada na Edição 1032 da revista Dinheiro)