Criado em 2010 pela operação local da britânica Diageo, responsável por marcas de bebidas como Smirnoff e Johnnie Walker, o programa Glass is Good acaba de superar a marca de 21 mil toneladas de vidro coletadas no Brasil. O volume é equivalente a 43 milhões de garrafas de 1 litro de vodka. Disponível nas cidades de São Paulo, Recife, Fortaleza, Natal, Belo Horizonte e em outros quatro municípios, o projeto tem Heineken, Pernod Ricard e Müller como patrocinadores.

O processo começa com a separação do material em 180 estabelecimentos, como bares, restaurantes, condomínios e empresas de eventos. As garrafas e demais embalagens de vidro são coletadas e enviadas para 18 cooperativas parceiras, que também recebem apoio do programa, com maquinários e outros recursos. “A renda dessas cooperativas aumentou 235% com a ação nos últimos dois anos”, diz Daniela di Fiore, diretora de relações corporativas da Diageo. Após ser triturado, o material é reciclado pela fabricante de vidros Owens-Illinois, com 100% de aproveitamento em novas embalagens.

(Nota publicada na Edição 1074 da Revista Dinheiro)