Lembra da Davene, aquela do Leite de Aveia? Ela não quer mais ser vista como uma companhia conservadora. Acaba de estrear no ramo de colônias femininas e na venda direta, com uma primeira loja na internet, e começa a ampliar também sua linha de sabonetes líquidos. São os primeiros resultados da mega- reestruturação que a companhia vem fazendo desde meados do ano passado. O dono e presidente Mario Morizona, tido como centralizador, resolveu dar um voto de confiança a executivos de mercado que nunca haviam trabalhado na área. Desde que assumiram, o faturamento cresceu cerca de 50%. Um bom número num setor que vem evoluindo em média 12% ao ano e hoje movimenta R$ 9 bilhões.

?Você já pensou em comprar protetor solar numa feira de pesca, num spa ou no clube??, pergunta Richard Traboulsi, novo diretor de vendas. Pois é assim, usando canais alternativos, que a Davene vem conquistando o mercado. ?Vamos assumir a liderança no ramo de protetor solar, com o Sunblock, e desbancar a concorrência?, diz. O inimigo em questão é a americana Johnson&Johnson, que detém a marca de protetores Sundown, líder no mercado há anos.

Não será uma tarefa fácil. ?A Davene terá um grande desafio
pela frente, porque é associada à linha de higiene e cuidados pessoais?, avalia Bete Furtado, diretora de varejo da consultoria Gouvêa de Souza & MD. A Davene sabe disso e já preparou
algumas armas para divulgar sua marca de protetores. A primeira é lançar uma cartilha com dicas de como evitar o câncer de pele e distribuí-la em escolas.