O CEO da Tesla, Elon Musk, publicou nesta quarta-feira (15) uma foto do que pode ser o visual final da fábrica que a companhia mais valiosa do setor de automóveis está construindo na Alemanha.

A fábrica, anunciada em 2019, terá o nome dos espaços já criados pela empresa nos Estados Unidos, o Gigafactory, e estará no município de Grünheide, entre Berlim e Brandemburgo. Esse empreendimento é parte do plano da companhia de aumentar sua presença na Europa.

+ Tesla descarta versão com menor custo do Modelo Y
+ Startup de carros elétricos recebe US$ 50 milhões e quer combater a Tesla
+ Enquanto o mercado automotivo despenca nos EUA, resultado da Tesla fica acima do esperado

O plano da Tesla é iniciar as operações da fábrica ainda no ano que vem e focar inicialmente na produção do Modelo Y. Serão pelo menos 10 mil carros produzidos por semana e cerca de 12 mil funcionários trabalhando na primeira fase.

Quarta fábrica da empresa de Elon Musk no mundo (são duas nos Estados Unidos e uma na China), as obras foram interrompidas em fevereiro segundo o Mashable, após um grupo ambientalista indicar que o abastecimento de água local poderia ser interrompido com a construção. A justiça alemã concedeu permissão para o prosseguimento das obras pouco tempo depois dessas interrupções.