24/08/2020 - 14:23
A montadora de carros elétricos chinesa Xpeng Motors vai realizar nesta semana uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Valores de Nova York e projeta levantar até US$ 1,1 bilhão. A companhia é apoiada pela maior rede varejista da China e uma das maiores do mundo, a Alibaba, além da Xiaomi.
Com a abertura de capital nos Estados Unidos, a empresa planeja vender 85 milhões de American Depositary Shares (ADR), onde cada um deles representa duas ações ordinárias da Xpeng.
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A meta é chegar a um valor entre US$ 11 e US$ 13 por ação, o que pode levar a empresa a alcançar um valor de mercado de US$ 9,2 bilhões.
Fundada em 2015, a Xpeng possui escritórios na China e na Califórnia. É uma das principais concorrentes da Li Auto, outra montadora chinesa que realizou IPO na Nasdaq mês passado, e da Nio, que já viu seus papéis valorizarem mais de 250% na bolsa americana.
Segundo a CNN, apesar de todo o conflito ideológico envolvendo Estados Unidos e China, onde as empresas do país oriental são as mais afetadas, a Xpeng acredita que o mercado norte-americano tem mais a oferecer do que o de outros países.
Nesse sentido, a companhia se considera mais uma empresa de tecnologia do que automobilística. Por isso, os investidores nos EUA teriam uma compreensão melhor do seu produto e tecnologias desenvolvidas do que outros mercados.
A companhia produz dois modelos de veículos elétricos: o G3 SUV, lançado em 2018, e o P7, sedã que estrou este ano. Até agosto, foram vendidos 19 mil unidades do G3 e 2 mil do P7.
O mercado de carros elétricos na China é um dos maiores do mundo, o que levou a Tesla a ampliar seu espaço na briga pelos consumidores, diminuindo os preços e produzindo carros em Xangai.