Uma nova cepa do coronavírus identificada pela primeira vez na Califórnia (EUA) pode ser mais contagiosa e letal, segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF) e divulgado pela Science.

Para o estudo, os autores sequenciaram 2.172 genomas de vírus capturados de doentes em 44 condados da Califórnia, entre 1º de setembro de 2020 e 29 de janeiro. A nova variante foi identificada pelos registros B.1.427 e B.1.429.

+ RN entra em estado de alerta após confirmar circulação de novas cepas da covid-19
+ Rússia anuncia 1o caso de transmissão da cepa H5N8 de gripe aviária ao ser humano

O resultado da pesquisa mostrou que os portadores da variante tinham 4,8 vezes mais probabilidade de serem encaminhados para a UTI e 11 vezes mais probabilidade de morrer.

Mais Contagiosa

Outros dados sugerem que a variante também é mais contagiosa. Os cientistas descobriram que as pessoas infectadas com a nova cepa continham cerca de duas vezes mais vírus em seus narizes. 

Nova cepa ainda em análise

A reportagem da Science também conversou com especialistas e alertam que a situação precisa ser acompanhada, mas que são necessários mais esclarecimentos sobre a variante. O estudo deverá ser publicado em uma revista científica e analisado.