A Black Friday é uma das datas mais esperadas do segundo semestre, pois é o momento que os lojistas têm para aumentar as vendas e o número de clientes, principalmente o pequeno varejista. 

Segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (Abcomm), a expectativa é que os e-commerces movimentem cerca de R$ 6,38 bilhões somente no dia 26, um aumento de 25% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. 

+Realidade pesa nos resultados do varejo

Outro estudo realizado pela Loja Integrada, entre os dias 27 e 30 de novembro do ano passado, mostra que os pequenos lojistas faturaram cerca de R$20 milhões, ou seja, 73% superior a 2019, o tíquete médio das compras chegou a R$268,9 e o número de pedido alcançou a marca de 74.806.

Esses números comprovam que a data é uma boa oportunidade para as PME’s aumentarem as vendas. Mas, para elas terem sucesso, é importante se atentar a pontos estratégicos de dentro da empresa. Seis especialistas apontam os erros que não podem ser cometidos antes e durante a Black Friday:

1- Esquecer da segurança e estabilidade dos sites

O seu site é onde os consumidores vão finalizar a compra e é essencial que ele tenha uma boa experiência. Um site que demore para carregar, por exemplo, pode fazer com que o cliente desista da compra. 

Por isso, pensar na segurança e na estabilidade do site é necessário também como estratégia de venda, afinal quanto mais tráfego, a probabilidade de falhas na segurança e ataques de malwares aumenta. “Escolha um servidor de qualidade e esteja atento aos upgrades, afinal, sites com execuções desatualizadas estão mais vulneráveis e suscetíveis a ataques. Por isso, mantenha em dia as atualizações de cores, plugins e temas. Enquanto faz a revisão, aproveite para remover tudo o que não é utilizado, assim, liberando mais espaço”, explica Arthur Furlan, CEO da Cloudez, empresa de Cloud Hosting.

2 – Não investir na experiência do cliente

Em um mercado onde as experiências estão cada vez mais integradas, é essencial investir em uma boa experiência do cliente com a sua marca tanto na loja física quanto nos canais virtuais e vá além do preço mais baixo. 

“As empresas precisam valorizar mais as habilidades como cordialidade, empatia e respeito. Hoje existem vários estudos que comprovam que marcas mais humanas criam mais conexão com seus clientes e, consequentemente, mais engajamento”, explica Gisele Paula, CEO do Instituto Cliente Feliz

A divulgação também precisa ser muito rápida, mas, ao mesmo tempo completa e assertiva. “Não adianta oferecer um produto incrível se as pessoas não tiverem conhecimento sobre ele. Estudar os movimentos de mercado e do público-alvo são essenciais para pensar em estratégias de divulgação. Atualmente, os negócios também podem contar com a ajuda de parceiros experts em criar ações que chamem a atenção dos consumidores”, explica Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma que ajuda pequenos negócios a venderem online de forma integrada.

Estar antenado com as novas tecnologias também é fundamental para não perder o cliente para a concorrência. O virtual tem uma desvantagem sobre o físico que é a impossibilidade de provar itens de vestuário, por exemplo. A realidade aumentada pode ser uma aliada para o consumidor ter uma experiência mais completa de como aquele produto vai ficar. “Os resultados alcançados por grandes varejistas que já adotaram essa tecnologia deixam claro que ela proporciona um engajamento positivo entre o público, as marcas e seus produtos, resultando naturalmente em uma taxa de conversão maior”, explica Marcos Trinca, Head de XR da More Than Real, startup especialista no desenvolvimento dessas experiências. 

3 – Negligenciar a logística

Justamente por ser uma das últimas etapas do processo de venda, o frete tem um papel significativo na experiência de compra e pode ser determinante para fazer o consumidor voltar mais vezes para a loja. “Manter o seu frete organizado e integrá-lo com plataformas especializadas ajuda a realizar a cotação do frete em várias transportadoras de forma simultânea. Isso dará a oportunidade de promover campanhas ou gratuidade na entrega, chamando a atenção dos consumidores para o seu negócio”, comenta Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio, plataforma de cotação e geração de fretes.

Para quem tem frota própria, é necessário investir em tecnologia para aumentar a segurança das entregas. 

”Muito além de pensar no sucesso das vendas, durante a Black Friday é necessário redobrar a atenção também com a gestão de frotas e rastreamento dos veículos que irão cuidar dos envios das mercadorias. Há soluções que permitem aos clientes acompanhar, em tempo real, equipamentos, veículos e cargas utilizando as redes 4G”, finalizou Frederico Menegatti, CEO da Getrak.