23/02/2022 - 23:59
A Rússia fechou uma ampla faixa de espaço aéreo para a aviação civil na fronteira leste da Ucrânia, uma medida que ocorre em meio a ameaças de guerra. Os aeroportos de Dnipro, Kharkiv e Zaporizhzhia, na Ucrânia, foram fechados ao tráfego até a manhã de quinta-feira (24), de acordo com os comunicados aos aviadores emitidos pelas autoridades locais.
+ Ucrânia declara estado de emergência, e convoca cidadãos a voltarem da Rússia
Enquanto a maioria das companhias aéreas de passageiros já havia suspendido o serviço para o país e evitado o espaço aéreo por várias semanas, a Rússia em 22 e 23 de fevereiro emitiu uma série de NOTAMs (avisos para missões aéreas) “para fornecer segurança aos voos da aviação civil”.
O presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu a soberania das duas regiões no início desta semana, para protesto ocidental. Estende-se para sul e oeste até a península da Crimeia, que a Rússia anexou da Ucrânia em 2014.
De acordo com SafeAirspace.com, um site que rastreia zonas de conflito para a aviação, a “situação na Ucrânia agora se tornou um conflito maior que está em desenvolvimento”.
O Twitter do FlightRadar24 postou uma comparação do espaço aéreo hoje e no mesmo dia e horário da semana passada