19/08/2022 - 18:38
A saudade dos eventos presenciais foi um dos assuntos mais recorrentes durante a pandemia. Mas ninguém sentiu mais falta deles que o próprio setor. Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos, 97% das empresas foram impactadas pelas medidas restritivas de isolamento social da Covid-19. Mesmo com a substituição do presencial pelo on-line, o setor estima ter deixado de faturar R$ 230 bilhões em 2020 e 2021. Muitos prestadores de serviço precisaram mudar de ramo para sobreviver. Outros, migraram apenas do físico para o digital.
Em 2021, com a volta de atividades presenciais, o crescimento do setor foi de 400% na comparação com o ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta). A internet permitiu quebrar barreiras de distância, preço, logística e escala, abrindo mais possibilidade para o mercado e aumentando a acessibilidade para os participantes. Não é à toa que esse mercado faturou mundialmente, US$ 114.12 bilhões no ano passado, segundo a Grand View Research.
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Para Flavio Horta, CEO do Digitalks (plataforma de negócios, nova economia e setor digital), a vantagem do on-line é “tornar o evento acessível para qualquer pessoa”. Por isso, a estimativa de quem passou a lucrar com o segmento é que ele continue crescendo acima de 20% ao ano. Estimativas recentes projetam faturamento de global de US$ 657.64 bilhões em 2030.
Isso porque a adaptação às novas possibilidades virtuais ainda tem um longo caminho. Conforme estudo da Research G2, 70% dos profissionais de marketing ainda não tinham uma estratégia para eventos on-line no início da pandemia, e 38% se viram obrigados a implementar algum tipo de planejamento em apenas três meses. Mas o retorno é inegável: 60% das empresas que se adaptaram afirmam ter recuperado o investimento em menos de seis meses.
No ano passado, 72% dos promotores de eventos migraram para o on-line. Agora, mesmo com a plena retomada das atividades presenciais, o futuro do setor aponta para soluções híbridas. Segundo o CEO do Digitalks, a empresa espera que seu resultado este ano seja 50% maior que 2019, antes da pandemia. “Esperamos que grande parte do público volte esse ano”, disse Horta. Mesmo com a volta do evento ao formato presencial, o Digitalks não abre mão do on-line e continua com uma agenda nas redes.