02/02/2023 - 10:39
Viagens, entrevistas internacionais, manobras a céu aberto: Glória Maria protagonizou, ao longo de quase 60 anos de carreira, momentos marcantes para a televisão brasileira. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a repórter e apresentadora de Vila Isabel, zona norte carioca, esteve em mais de 160 países com suas histórias.
+ Lula, Bial e dezenas de personalidades lamentam perda de Glória Maria; veja posts
Viagem para a Jamaica
Glória chegou a virar meme após uma viagem para a Jamaica, em 2016. Para o Globo Repórter, ela participou de um ritual no qual experimentou uma erva comparada à maconha, e em seguida, passeou numa montanha russa. “Estou achando o máximo, adorando. Que venham mais memes. Que as pessoas estimulem a criatividade”, disse em entrevista após a imagem viralizar nas redes sociais.
Ao vivo com Michael Jackson
Durante uma visita do cantor Michael Jackson ao Brasil, Glória foi acompanhar a gravação do clipe do astro com o Olodum, feita no Rio de Janeiro, no Morro Dona Marta. “Eu amo você, Brasil”, disse o rei do pop ao falar com a repórter.
Flerte com Mick Jagger
Em entrevista transmitida em 1984, Glória conversou com o cantor dos Rolling Stones presencialmente, e um fato inusitado aconteceu: a repórter e o músico tiveram um momento de ‘flerte’, além de um autógrafo para Glória e um beijo no rosto.
Travessia em balão
Sem hesitar, Glória fazia reportagens consideradas arriscadas. Certa vez, em 2001, passou por uma experiência única: atravessou, por meio de uma estrutura de ferro, uma distância de cerca de 2 metros de um balão a gás para outro, ao vivo, a 1.500 metros de altura.. “Essa foi a [aventura] mais desafiadora”, disse em retrospectiva da carreira no “Domingão do Faustão”.
Gravidade zero
A então apresentadora do Fantástico foi a primeira jornalista brasileira a participar de voo que simula gravidade zero. O vídeo foi exibido em 2007. Glória e um grupo de jornalistas saíram do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), e embarcaram num avião da Nasa. A aeronave simula a ausência da gravidade da seguinte maneira: quando atinge certa altitude, mergulha. Durante 30 segundos, o mergulho faz com que a pessoa se sinta sem peso.
Primeira transmissão em HD
Glória também foi a primeira jornalista a participar de uma transmissão em HD na TV brasileira. A cobertura aconteceu em 2007, em reportagem do Fantástico sobre a festa do pequi, fruta de cor amarela adorada pelo povo indígena Kamayurá, no Alto Xingu.
Vida pessoal
Reservada com detalhes da vida fora da TV, Glória nunca contava a idade, por exemplo. Mãe desde 2009, ela deixa duas filhas adolescentes: Maria, de 15 anos, e Laura, de 14. ““Eu nunca quis ser mãe. O trabalho me preenchia, minha vida era perfeita. Elas surgiram por acaso”, declarou a jornalista após adotar as meninas.
Sobre parceiros(a), uma das polêmicas que vieram a tona foi a relação amorosa com um dos filhos de Roberto Marinho, jornalista e fundador da Globo. Ela teria morado com José Roberto, caçula do magnata.