O bitcoin teve ganhos modestos, mas o ethereum avançou em ritmo forte nesta quarta-feira, 19, após relatos de que a Securities and Exchange Comission (SEC, a CVM norte-americana) teria encerrado uma investigação sobre a rede que sustenta a segunda maior criptomoeda do planeta.

Pouco depois das 16 horas (de Brasília), o bitcoin subia 0,51%, a US$ 64.952,53, enquanto o ether saltava 4,63%, a US$ 3.565,72, de acordo com a Binance.

O dia foi marcado por liquidez limitada nos mercados tradicionais, sem o referencial de Wall Street, onde as negociações ficaram suspensas por conta de um feriado nos EUA.

O analista Alex Kuptsikevic, da FxPro, avalia que a tendência ainda é negativa para o bitcoin, apesar do movimento de hoje. “Isto é um tanto surpreendente, dada a impressionante renovação dos máximos históricos dos índices Nasdaq e S&P 500 nos últimos dias”, disse.

Na terça à noite, a Consensys revelou que a SEC encerrou uma investigação contra a empresa que poderia ter concluído que o ether representa um valor imobiliário, o que poderia aprofundar a regulação do ativo. Nesta quarta, o coletivo de criptomoedas Hector DAO entrou com pedido de proteção contra falência nos EUA depois que os detentores de tokens o acusaram de violar seus deveres com os usuários.