14/07/2024 - 10:30
Um dos maiores fast foods do Brasil, o Burger King pode ser uma opção para quem quer entrar no ramo de franquia. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, a rede é a 11ª maior do país, com 1331 operações.
Além do Burger King, a rede também conta com o restaurante Popeyes, especializado em frango frito. A Zamp é a franqueadora dos dois restaurantes. O Burger King possui dois modelos de franquias: as lojas de rua e as de shopping. O Popeyes só possui lojas de shopping.
Confira abaixo quanto custa cada uma delas:
Lojas Food Court para Burger King e Popeyes
Em praças de alimentação de shoppings
Investimento inicial: R$ 2,5 milhões
Faturamento médio mensal estimado: R$ 500 mil/mês;
Prazo de contrato: 20 anos;
Royalties/mês (se tiver): 8% e Fundo de Marketing 3,5%.
Lojas Pavillon para Burger King
Modelo de loja construído em um único pavimento com opção de Drive Thru
Investimento inicial: R$ 5 milhões
Faturamento médio mensal estimado: R$ 500 mil/mês;
Prazo de contrato: 20 anos;
Royalties/mês (se tiver): 8% e Fundo de Marketing 3,5%.
A companhia reforça que o faturamento mensal é uma mera estimativa, podendo variar de acordo com diversos fatores, tendo como exemplo: localização; tipo de restaurante; horário de funcionamento e hábitos de consumo local.
O que avaliar na hora de escolher uma franquia
Entre os pontos a serem considerados, é fundamental que o investidor realize um diagnóstico de perfil e capacitação, além de considerar todos os custos envolvidos, incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e as despesas operacionais.
Confira abaixo os principais pontos que devem ser analisados, segundo Wagner Lovatto, sócio-fundador da Focus Franquias.
Diagnóstico de perfil e capacitação: Avalie se o seu perfil de empreendedor e sua região são adequados para o modelo de atuação da franquia.
Capitalização: Verifique se você possui o capital necessário para investir na franquia. Os empreendimentos costumam demorar um tempo para dar o retorno esperado, é preciso que você tenha capital para manter o seu negócio até lá.
Histórico e reputação: Investigue a experiência da franqueadora no mercado. Verifique se há processos ou reclamações contra a empresa. Uma dica é consultar a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Transparência e comunicação: A franqueadora deve fornecer informações completas e transparentes sobre o negócio, incluindo a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF deve conter informações sobre o histórico da empresa, o modelo de negócio, os custos envolvidos, a taxa de retorno do investimento, entre outros.
Viabilidade e lucratividade: Analise a viabilidade do modelo de negócio e a potencial lucratividade da franquia. Verifique se o mercado para o produto ou serviço oferecido pela franquia é grande o suficiente para sustentar o negócio. Avalie as projeções financeiras da franqueadora com cuidado e faça sua própria pesquisa de mercado.
Diferenciais competitivos: Identifique os diferenciais da franquia em relação aos seus concorrentes. O que torna a franquia única e atraente para os consumidores?
Aspectos legais: Leia o contrato de franquia com atenção antes de assiná-lo. Certifique-se de entender todos os termos e condições do contrato. Consulte um advogado especializado em franquias antes de assinar o contrato. Verifique se a franquia está registrada na ABF, o que garante que esteja em conformidade com a Lei de Franquias. Consulte um advogado para verificar se há outras questões legais que você deve considerar antes de investir em uma franquia.
Contato com franqueados atuais: Converse com franqueados da rede para obter uma perspectiva real do negócio. Pergunte sobre suas experiências com a franqueadora, o suporte que receberam e a lucratividade do negócio. Isso pode ajudar a identificar potenciais problemas ou preocupações com a franquia.