Seguindo a tendência das cafeterias que não há cadeiras nem mesas no estabelecimento, a Havanna vai lançar um novo modelo de franquia para quem quiser comprar o seu café e alfajor e consumir na rua.

O modelo ‘Espresso’ será lançado ainda neste mês de julho e é a estratégia da marca para alavancar o número de franquias no país. Atualmente a rede conta com 200 lojas e quer chegar a 500 até o final de 2025. A expectativa para 2024 é de aumento de 40% no faturamento. 

 “O Espresso é a nossa aposta para crescer neste segundo semestre em novos espaços estratégicos, com amplo movimento e que demandam menos investimento e complexidade de operação. Nossa meta é abrir 40 novas lojas até dezembro”, diz Alessandro Santoro, diretor Comercial e de Franquias da Havanna.

 Quais são as opções de franquia da Havanna? 

A rede tem três modelos de franquia para os interessados no investimento. Confira mais detalhes.

Espresso

Investimento inicial (incluindo taxa de franquia): A partir de R$ 180 mil

Metragem: 8m² (sem mesas)

Faturamento médio mensal: 13 a 15%Capital de giro: R$ 25.000

Prazo de retorno: 18 a 24 meses

Royalties: 4%

Fundo de marketing: 1%

Colaboradores por loja: 2

Tradicional

Investimento: A partir de R$ 350.000,00

Royalties: 5% do faturamento bruto

Fundo De Propaganda: 2% do faturamento bruto

Lucratividade: 12 a 15%

Retorno De Investimento: 24 a 36 meses

Metragem: Quiosque partir de 16m² + área de mesas e Loja partir de 40m² + área de mesas

To Go

Investimento: A partir de R$ 300.000,00

Royalties: 4% do faturamento bruto

Fundo de Propaganda: 1% do faturamento bruto

Lucratividade: 12 a 15%

Retorno de investimento: 18 a 24 meses

Metragem: Quiosque a partir de 12m² + área de mesas e Loja a partir de 30m² + área de mesas.

O que avaliar na hora de escolher uma franquia

Entre os pontos a serem considerados, é fundamental que o investidor realize um diagnóstico de perfil e capacitação, além de considerar todos os custos envolvidos, incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e as despesas operacionais.

Confira abaixo os principais pontos que devem ser analisados, segundo Wagner Lovatto, sócio-fundador da Focus Franquias.

Diagnóstico de perfil e capacitação: Avalie se o seu perfil de empreendedor e sua região são adequados para o modelo de atuação da franquia.

Capitalização: Verifique se você possui o capital necessário para investir na franquia. Os empreendimentos costumam demorar um tempo para dar o retorno esperado, é preciso que você tenha capital para manter o seu negócio até lá.

Histórico e reputação: Investigue a experiência da franqueadora no mercado. Verifique se há processos ou reclamações contra a empresa. Uma dica é consultar a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Transparência e comunicação: A franqueadora deve fornecer informações completas e transparentes sobre o negócio, incluindo a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF deve conter informações sobre o histórico da empresa, o modelo de negócio, os custos envolvidos, a taxa de retorno do investimento, entre outros.

Viabilidade e lucratividade: Analise a viabilidade do modelo de negócio e a potencial lucratividade da franquia. Verifique se o mercado para o produto ou serviço oferecido pela franquia é grande o suficiente para sustentar o negócio. Avalie as projeções financeiras da franqueadora com cuidado e faça sua própria pesquisa de mercado.

Diferenciais competitivos: Identifique os diferenciais da franquia em relação aos seus concorrentes. O que torna a franquia única e atraente para os consumidores?

Aspectos legais: Leia o contrato de franquia com atenção antes de assiná-lo. Certifique-se de entender todos os termos e condições do contrato. Consulte um advogado especializado em franquias antes de assinar o contrato. Verifique se a franquia está registrada na ABF, o que garante que esteja em conformidade com a Lei de Franquias. Consulte um advogado para verificar se há outras questões legais que você deve considerar antes de investir em uma franquia.

Contato com franqueados atuais: Converse com franqueados da rede para obter uma perspectiva real do negócio. Pergunte sobre suas experiências com a franqueadora, o suporte que receberam e a lucratividade do negócio. Isso pode ajudar a identificar potenciais problemas ou preocupações com a franquia.