O salariômetro publicado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que, no mês de julho, os reajustes salariais mantiveram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). 87,4% dos reajustes superaram a inflação do período e o reajuste médio nominal foi de 5%.

Apesar disso, os números representaram o menor ganho real dos últimos 3 meses. Com o INPC acumulado nos últimos 12 meses marcando 3,7%, o ganho médio real de salários foi de 1,3%. Piso salarial mediano de julho foi de R$1.568.

+Brasil abre 188 mil vagas formais de trabalho em julho, mostra Caged

No mês de junho, a porcentagem de reajustes que superaram a inflação foi de 88,5%. O resultado de julho, no entanto, está acima do registrado em julho de 2023, que foi de 78,9%.

O acompanhamento das negociações coletivas é realizado por meio de todos acordos e convenções depositados na página Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O estado com maior aumento real foi Roraima, com 3,4%. Minas Gerais e Maranhão seguem logo atrás com 2,6%. Já a atividade que teve o maior aumento acima da inflação foi a de Limpeza urbana, asseio e conservação, com 3,3%. Logo depois veio o setor de Refeições Coletivas, com 3,2%.