O preço médio do minério de ferro praticado pela Vale no terceiro trimestre do ano subiu 6% em relação ao observado no ano passado para US$ 59,30 a tonelada. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o crescimento foi de 5,3%.

“A recuperação nos preços ocorreu em função do contínuo crescimento dos investimentos em ativos fixos na China e do sentimento mais positivo em relação ao mercado imobiliário chinês”, destacou a companhia no documento que acompanha seu demonstrativo financeiro.

A Vale detalhou que as vendas foram baseadas em três sistemas de precificação, sendo 61% baseadas nos preços trimestrais, mensais e diários correntes, incluindo as vendas a preços provisórios que foram liquidadas dentro do trimestre.

Para frente, a Vale diz acreditar que o mercado do minério de ferro siga estável, visto que a disponibilidade de crédito atual na China deve prover o devido suporte para a economia. “Entretanto, espera-se que a demanda e produção de aço reduzam um pouco até o final do ano, seguindo a sazonalidade usual”, afirma a companhia.