14/08/2025 - 14:28
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) oferece uma ferramenta para que trabalhadores possam consultar suas carteiras de trabalho físicas perdidas ou roubadas. Atualmente, 39 mil documentos foram recuperados e estão disponíveis para consulta no sistema.
+ Após reforma da renda, teremos energia para debruçar sobre escala de trabalho, diz Haddad
Os trabalhadores podem verificar se o documento está disponível por meio do sistema CTPS Recuperadas.
Veja como fazer:
- O primeiro passo é acessar o sistema CTPS Recuperadas. Por lá, você pode consultar se a sua carteira foi encontrada e devolvida a uma das unidades regionais do MTE.
- Caso sua carteira de trabalho seja localizada no sistema, o próximo passo é agendar um horário para fazer a retirada presencialmente. O agendamento deve ser feito pelo Sistema de Atendimento Agendado (SAA).
- No dia e horário agendados, dirija-se à unidade do MTE indicada. Não se esqueça de levar um documento de identificação civil (como RG ou CNH) para comprovar sua identidade e retirar a carteira.
A Carteira de Trabalho Digital substituiu a versão física na maioria das contratações desde 2019, mas o documento de papel ainda é necessário em situações específicas. Segundo Andressa Lemos Rodrigues, chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do MTE, “muitos trabalhadores precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou outras situações”.
A emissão da versão física é feita apenas em casos excepcionais, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou para registrar vínculos empregatícios anteriores à digitalização.
A versão digital, disponível pelo aplicativo ou no portal Gov.br, facilita o processo para empregadores, que registram as informações diretamente pelo eSocial, eliminando a necessidade de anotações manuais.