26/11/2015 - 0:00
Não faltam motivos para a sommelière Patricia Brentzel comemorar. Neste final de semana, ela realiza a décima edição de sua feira de vinhos, focada em vender brancos e tintos de pequenos produtores para o consumidor final. A proposta da simpática Patrícia é criar um ambiente descontraído, com apresentações de jazz, sorteios de brindes e uma mesa com pães, queijos e frios que harmonizam com os vinhos. E, desta maneira mais informal, colocar em contato clientes e importadores menores, que não têm grande força de marketing das grandes empresas.
Nesta edição, o foco são os vinhos alemães e austríacos, trazidos pela ETC, mas é possível degustar também rótulos brasileiros (Salton e Dal Pizzol), franceses (da importadora Vinhos Online), portugueses (Mercovino e Vinhos Online), espanhóis (Mercovino) e italianos (Devinum e Wine O Clock). Na proposta da Patrícia, os expositores mudam a cada edição, o que garante sempre novos rótulos para serem degustados. Além dos vinhos, o evento traz os azeites do empório Rua do Alecrim, os acessórios da Winefit, entre outros itens ligados ao mundo do vinho.
O modelo tem dado certo e o número de participantes cresce a cada edição. Patricia estima que mais de 2 mil pessoas já participaram da feira e provaram mais de 800 rótulos diferentes. Para a próxima edição, a ideia da sommelière é trazer café para o evento, como ela conta a seguir.
Como você chegou ao mundo do vinho?
Comecei muito timidamente a me dedicar ao vinho em 2002, quando eu ainda trabalhava no mundo corporativo, com leituras esporádicas e participando de degustações. Nesta mesma época, numa transição de uma empresa para outra, decidi experimentar algo na área da gastronomia e comecei a trabalhar como hostess numa pizzaria. Enquanto as pessoas aguardavam a mesa, comecei a oferecer as entradas, os vinhos. Depois de algum tempo, me inscrevi no curso básico da Associação Brasileira de Sommelier (ABS) e decidi que era isso que eu queria fazer. Em 2008, comecei a trabalhar como sommelière do wine bar da pizzaria Prestissimo. Meu objetivo era aproveitar o fato de não estar em um restaurante luxuoso, mas trabalhar com um público que me permitisse entender em que nível o consumidor estava naquele momento. Quais as dúvidas e abordagens, o que bebiam, o que conheciam de fato.
Por que vc decidiu realizar uma feira de vinhos para o consumidor final?
Com a minha experiência e paixão por eventos, comecei a organizar pequenas degustações e a realizar as feiras, que ainda não tinham meu nome, mas eram 100% organizadas por mim. Decidi focar o evento no consumidor final, pelo trabalho que eu faço de palestras, de degustações dirigidas. Como faço pouco a venda do vinho (só comercializo em eventos e para meus clientes que solicitam), decidi criar a feira justamente para estes meus seguidores. Meu foco são os pequenos e médios produtores e importadores, pois me identifico mais com o trabalho que eles fazem. São produtores que teriam mais dificuldade em chegar nestas pessoas e vice versa. Então surgiu a Feira de Vinhos Patricia Brentzel, para criar essa interação. As três primeira edições aconteceram entre 2008 e 2009 na Prestissimo. A quarta edição foi no Ristorante Roma e a partir da quinta, elas passaram a ser semestrais (maio e novembro).
E como é chegar à décima edição?
Eu não esperava chegar na 10.ª (risos). Mas é um modelo que deu certo. Ainda hoje faltam eventos que tenham a preocupação educativa, mas com diversão, e que sejam acessíveis. Eu tenho expectativa de avançar, tenho mil ideias. Na próxima edição, por exemplo, eu quero trazer o café para o evento.
Feira de Vinhos Patrícia Brentzel
Dia 28 de novembro, das 15h às 21h no Espaço Bibi Gastronomia e Eventos (Rua Jorge Coelho, 98), Itaim, São Paulo – SP.
Ingressos: R$ 100 (venda e informações no site)