19/11/2014 - 0:00
O enólogo francês Roland Masse se aposenta em breve com o mérito de quem soube colocar os brancos e tintos do Hospice de Beaune em seu lugar de destaque entre os vinhos da Borgonha. Principal enólogo do Hospice, uma espécie de Santa Casa francesa, Masse é responsável pelos 534 lotes de vinho que foram a leilão neste último final de semana e alcançaram uma arrecadação recorde de 8,08 milhões de euros – quase dois milhões de euros a mais do que o leitão de 2013. O valor é resultado da 154.ª edição do mais antigo leilão de vinhos, realizado sempre em novembro nos salões do Hospice de Beaune e, atualmente, organizado pela casa inglesa Christie’s. Participaram do evento 125 compradores de 17 países.
Em abril deste ano, tive a oportunidade de entrevistar Masse em seu local de trabalho. Lá, ele explicou, com toda a paciência do mundo, as peculiaridades desta vinícola única. Desde sua fundação, o Hospice vive de doações e, como está na Borgonha, várias destas doações são de vinhedos. Cabe a Masse administrar as vinhas, que estão indo em direção à biodinâmica, e elaborar os vinhos que, depois de vinificados, são leiloados. E aqui está a diferença do Hospice: as barricas não envelhecem em sua vinícola. Cabe ao comprador encontrar uma maison na própria Borgonha para envelhecer e engarrafar sua barrica. Masse é um dos poucos enólogos que não acompanha o seu vinho até a garrafa.
Depois da visita, escrevi esta história para a IstoePlatinum. Confira:
O vinho do leilão
A 154ª edição do Hospice de Beaune acontece em novembro com expectativa de arrecadação recorde
Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três. Em 16 de novembro próximo, a casa inglesa Christie’s abrirá o 154º leilão dos vinhos do Hospice de Beaune com o objetivo de superar os 6,3 milhões de euros arrecadados no ano passado. É uma meta ousada, mas real, baseada na feliz união entre a qualidade do trabalho de Roland Masse, diretor da divisão de vitivinicultura do hospice, que está prestes a se aposentar, a valorização crescente dos vinhos de Borgonha e o apelo que as ações de caridade exerce nas pessoas.
A caridade está na origem destes vinhos. O Hospice de Beaune foi fundado no distante ano de 1443, uma época de miséria e fome na França, por Nicolas Rolin, chanceler do duque da Borgonha, e sua mulher, Guigone de Salins, para atender os doentes pobres da região. O hospital, uma espécie de Santa Casa de