20/04/2018 - 9:51
“Simplicidade. No fim, a marca precisa ter simplicidade na forma de se comunicar.” Esta foi a lição passada pelo CEO Global da Kantar Brasil, Eric Salama, na premiação BrandZ – Top 60 Marcas Mais Valiosas do Brasil 2018. O evento é realizado pela ISTOÉ DINHEIRO, em parceria com a Kantar, a WPP e a ESPM.
Segundo ele, no processo de construção de uma forte marca, as empresas precisam ter em mente três coisas: Estratégia, criatividade e execução perfeitas. Depois, entra a simplicidade. “Seja uma marca de um negócio que lida com outros negócios ou de um negócio que lida com o consumidor; elas precisam se comunicar com simplicidade”, afirma Salama.
Em seu painel, ele elencou marcas brasileiras que são reconhecidas por sua conexão emocional com os consumidores. É essa conexão que as fortalece, afirma. “Conexões emocionais constroem marcas. Não importa quanto elas performam, mas desde que haja uma forte conexão entra a empresa e o cliente”, diz Salama.
“Skol e Havaianas criam essa conexão, que vai além da qualidade. Alguns países no mundo têm marcas dirigidas por inovação. Se olhar para EUA e China é assim. Mas na Itália, ou na frança, a herança é mais importante. E vejo que no Brasil, algumas marcas têm se valorizado muito por estarem fazendo coisas novas.”
Um dado que corrobora a afirmação de Salama foi apresentado por Sonia Bueno, presidente da Kantar no Brasil. Ela destacou que em um momento de turbulência econômica, as principais marcas cresceram 22%. “Marcas mais valiosas retornam mais rapidamente de momentos de crise”, afirmou.