31/05/2018 - 18:00
A montadora japonesa Nissan, que renovou seu contrato de patrocínio da Liga dos Campões da Europa até a temporada 2020/21, aproveitou a final na capital ucraniana de Kiev para mostrar como o conceito de mobilidade inteligente se une ao futebol. A companhia apresentou o robô autônomo Pitch-R, que foi desenvolvido para desenhar o campo de jogo. O aparelho tem quatro câmeras, GPS, bateria recarregável e sistema anticolisão. É a mesma tecnologia de assistência de direção Pro-Pilot, presente nos carros elétricos Leaf. “Essa é a paixão que motivou nosso time de engenheiros a criar o Pitch-R e colocar o melhor da nossa tecnologia e inovação para beneficiar o futebol”, diz o vice-presidente Jean-Pierra Diernaz. Apesar de o robô ter sido apresentado antes do início de Real Madrid e Liverpool, que garantiu a 13a orelhuda (como é conhecido o troféu do torneio) ao time espanhol, ele não fez a marcação das linhas da partida. Sua estreia deve acontecer na próxima temporada.