Como as startups voltadas para o e-commerce podem competir com as grandes empresas do ramo?
Cada empresa tem a sua estratégia para alcançar o sucesso em seu segmento. Mas, em linhas gerais, é importante ter a habilidade de identificar a porta de entrada para atuar em um mercado mais amplo, ou, até mesmo, criar um segmento novo. A atuação em nicho pode ser o primeiro passo para o site se tornar referência.

O mercado de e-commerce brasileiro está inchado ou ainda há espaço para novos competidores?
Ainda há espaço para crescer, mas é preciso identificar um nicho. O setor continua crescendo e tem perspectivas otimistas para os próximos anos. Com a oferta abundante de mídia, vemos que basta um canal fazer sucesso para estimular novos negócios de venda na internet.

Quais os principais desafios?
O acesso ao capital é uma das principais dificuldades. Mas isso pode ser superado com a escolha do segmento certo, em que há uma real oportunidade de crescimento. Existem fundos de investimento que estão sempre em busca de startups que conseguem enxergar além do seu mercado. Há também os desafios comuns para todas as empresas de e-commerce, como a qualidade da malha logística, a complexidade tributária, a competição por talentos e as questões regulatórias.

(Nota publicada na Edição 1076 da Revista Dinheiro)