A Black Friday deste ano, programada para acontecer amanhã (27), é uma das datas mais esperadas para o varejo brasileiro, não apenas pela projeção de alta nas vendas deste ano, mas também por dar fôlego ao mercado após um 2020 tão complicado.

Um levantamento realizado pela SEMrush, uma das principais companhias em marketing digital no mundo, mostrou que os consumidores estão atentos às promoções da Black Friday, mas estão focando em promoções que são disponibilizadas antes da sexta-feira especial. A procura por “esquenta Black Friday” na internet aumentou 146% nas últimas semanas e “Black Week” teve um aumento de 94% no volume de buscas entre os dias que antecederam a BF de 2019 e este ano.

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O interessante é que a lógica de antecipação dos eventos, antes tão comum no varejo físico, agora começa a migrar para o mundo digital, o que pode indicar um novo modo de fazer a divulgação e preparação de ofertas para datas festivas, como Natal, Dia das Crianças e Dia das Mães, por exemplo.

“Os dados são importantes pois apontam um comportamento interessante do consumidor, mostrando que estão ainda mais atentos às promoções que antecedem a data. Para as marcas, é importante aproveitar não apenas o interesse, mas também o tráfego gerado por esses consumidores, para já oferecer promoções atrativas em busca de conversão”, disse o Head of Communications da SEMrush, Fernando Ângulo.