10/09/2024 - 8:00
A mensagem “Play the game, the score will come” (em português, “jogue o jogo, o resultado virá”) é um mantra corporativo de Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. Significa que, com trabalho duro, foco e determinação, coisas boas vão acontecer naturalmente.
+ Apple lança iPhone 16 com novos recursos de câmera e preço a partir de R$ 7.799
Seguindo esse lema, a companhia de chips e data centers fechou o segundo trimestre com receita global recorde de US$ 30 bilhões. O valor representa crescimento de 122% em relação ao ano mesmo período do ano anterior. Enquanto o lucro cresceu 168%, totalizando US$ 16,6 bilhões.
No cenário brasileiro, a companhia trabalha na área de educação e pesquisa como uma das estratégias para disparar na região. “Poucas empresas focam nesse segmento. É um trabalho que a gente faz há muito tempo e vamos fortalecer porque é onde tudo começa. É o futuro”, disse à DINHEIRO Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina, durante o IT Forum, na Bahia. É assim que a Nvidia busca se tornar protagonista de todo o ecossistema tecnológico mundial.
Entre desenvolver e consumir tecnologias, o Brasil historicamente tem consumido muito mais onde há condições para se tornar provedor. Isso pode ser atrelado ao fato de o país formar menos engenheiros do que poderia, um dos gargalos na formação de capital humano.
![](https://istoedinheiro.com.br/wp-content/uploads/sites/17/2024/09/marcio-aguiar-diretor-da-divisao-enterprise-da-nvidia-para-america-latina-credito-divulgacao.jpg?x46096)
Um relatório divulgado pelo BTG Pactual aponta que, após um período em que as matrículas em engenharias dobraram entre 2010 e 2015 (de 500 mil para 1 milhão), houve sete quedas consecutivas, resultando em 242 mil estudantes a menos de 2015 a 2022, redução de 23%.
Nesse sentido, a Nvidia atua no país em parcerias com universidades e laboratórios, como a Unicamp, USP, LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) e o LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron). Além disso, há cerca de 82 mil cientistas de dados que desenvolvem em plataformas da empresa e o programa Inception, que ajuda mais de 450 startups a evoluírem rapidamente com o acesso à tecnologia de ponta e especialistas da Nvidia.
US$ 30 bilhões
Foi a receita da Nvidia no segundo trimestre, aumento de 122% em relação ao mesmo período do ano anterior
US$ 16,6 bilhões
Lucro líquido registrado no segundo trimestre, crescimento de 168% sobre o mesmo período do ano passado
US$ 32,5 bilhões
Projeção de receita para o terceiro trimestre
Se a educação é o ponto de partida para evolução do ecossistema, no qual a empresa norte-americana quer se integrar cada vez mais, há outros setores importantes para a Nvidia no Brasil. Um deles é a indústria de energia, dividida em óleo e gás.
A Petrobras, por exemplo, tem utilizado soluções da empresa desde os anos 2000. “Em termos de receita, o mercado de petróleo se destaca, demanda muito poder computacional, principalmente na parte de exploração”, disse Aguiar. O mercado financeiro, o varejo e a indústria de telecomunicações, a qual passa por modernização, também são segmentos em que a Nvidia atua e quer expandir seus negócios.
IA
No concorrido jogo da tecnologia, especialmente da Inteligência Artificial (IA), a tática da Nvidia é marcada pela “coopetição”, junção das palavras cooperação e competição. Isso porque a companhia é parceira e tem como clientes as gigantes de tecnologia, como a Microsoft e a Amazon, ao atender a demanda por chips usados em IA. Em alguns momentos elas são concorrentes e em outros, parceiras.
Esse mercado de IA, um dos principais condutores da jornada da Nvidia ao topo, que foi de US$ 300 bilhões a US$ 3 trilhões em valor de mercado em dois anos, ainda é volátil. Prova disso foi a queda de 9,5% das ações da Nvidia no começo deste mês, no maior declínio em um único dia no valor dos papéis de uma empresa dos Estados Unidos. O derretimento foi pressionado por realização de lucros por investidores que reduziram o otimismo sobre a IA.
Segundo Aguiar, o Brasil está crescendo no segmento de IA e tem muito potencial para se desenvolver ainda mais nos próximos anos. “O governo, inclusive, tem investido na tecnologia”, afirmou o executivo, ao citar o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), lançado pelo governo federal no fim de julho, que envolve investimentos de R$ 23 bilhões até 2028.
Além de seguir com investimentos em IA no país, a Nvidia também aposta no seu lançamento mais recente, a nova geração de GPUs da companhia, chamada Blackwell. A tecnologia é uma das apostas para aumentar a receita no terceiro trimestre, estimada em US$ 32,5 bilhões.
É disputando o jogo com suas tecnologias de ponta e em áreas como a educação e pesquisa que a Nvidia espera seus bons resultados no Brasil – e no mundo.