Anualmente a revista Motor Show realiza um estudo com todos os carros à venda no País até R$ 200 mil. O objetivo da publicação é apontar a Compra do Ano em diferentes categorias. O resultado deste ano acabou de sair e aponta a Volkswagen como vencedora de seis das dezessete categorias. É importante ressaltar que o estudo dessa revista especializada leva em conta cinco aspectos técnicos (motor, relação peso-potência, consumo, equipamentos de série e capacidade do porta-malas), três itens de pós-venda (desvalorização, tempo de garantia e custo de revisões em 30.000 km), um quesito de mercado (idade do projeto) e somente um item de análise subjetiva (dirigibilidade, cujas notas são decididas em consenso pela equipe técnica da Motor Show). Dessa forma, o ranking foge dos modismos dos consumidores e das estratégias de marketing. É bom para quem procura um carro racionalmente.

Por isso, em alguns aspectos, o resultado do estudo Compra do Ano é surpreendente. A Volks não apenas venceu em seis categorias (com os modelos Up TSI, Golf 1.4, Golf Variant, Golf GTI, Jetta TSI e CC), mas ainda teve o modelo com a maior pontuação (a perua Golf Variant conseguiu 775 dos 1.000 pontos possíveis). É da Volks, também, o recorde de títulos no estudo: cinco em três anos (com o Golf hatch). Um sinal de que a marca alemã tem bons carros e que sua queda de vendas ocorre por outros motivos, que precisam ser investigados.

Outra vitória digna de registro é a do Peugeot 2008, que fez dobradinha em primeiro e segundo lugares na categoria Crossover, com as versões turbo e aspirada, batendo favoritos como o Honda HR-V, o Jeep Renegade e o ex-campeão Ford EcoSport. Segundo a reportagem, o Peugeot 2008 tem “a melhor dirigibilidade da categoria” e conseguiu “a única nota 100 de motor”. A revista conclui: “O campeão também é o carro mais bem equipado, com 85 pontos (tem até navegador por GPS de série), oferece garantia de seis anos e sua relação peso-potência também é a melhor (7,1 kg/cv)”.

Por outro lado, a picape Fiat Strada, que lidera o mercado em seu segmento, deu um vexame nos números, ocupando as últimas seis colocações com suas diferentes versões de motor (1.4, 1,6 e 1.8) e de carroceria (cabine simples, cabine estendida e cabine dupla). Ao contrário da Volks, a Fiat sabe vender até produtos que são tecnicamente inferiores. Clique aqui para conhecer todos os critérios da Compra do Ano e acesse este link para fazer suas próprias comparações, por meio de uma ferramenta especial desenvolvida para a internet.