13/05/2020 - 9:33
As vendas do comércio varejista caíram 2,5% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 13, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, do sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que esperavam desde uma queda de 16% a avanço de 0,8%, mas foi melhor que a mediana, que apontava queda de 4,7%.
Na comparação com março de 2019, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram baixa de 1,2% em março de 2020. Nesse confronto, as projeções iam de uma queda de 20% a elevação de 4,5%, com mediana negativa de 3,6%.
+ Com covid-19, varejo perdeu R$ 86,4 bilhões ante 1 ano atrás, diz CNC
+ Vendas no varejo podem diminuir até R$ 138 bi em 2020, diz FecomercioSP
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,6% no ano e alta de 2,1% em 12 meses.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 13,7% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam um recuo entre 22,5% e 7,8%, com mediana negativa de 14,35%.
Na comparação com março de 2019, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 6,3% em março de 2020. Nesse confronto, as projeções variavam de uma redução entre 25,0% e 2,6%, com mediana negativa de 7,5%.
As vendas do comércio varejista ampliado ficaram estáveis no ano e tiveram aumento de 3,3% em 12 meses.