19/08/2021 - 1:45
Uma cobra píton de três metros de comprimento surpreendeu os clientes de um supermercado em Sidney, na Austrália. Como mostra o jornal britânico The Guardian, o réptil foi filmado enquanto deslizava ao longo de uma prateleira na seção de especiarias da loja da rede Woolworths.
“Nossa! Só na Austrália!”, diz Hilary Leigh no comentário que publicou na última segunda (16) ao lado do vídeo da cobra em sua conta no Facebook. A cena inusitada foi registrada no supermercado do bairro Glenorie, no noroeste de Sidney.
+ Robôs da Boston Dynamics já praticam parkour: veja o vídeo
Segundo o The Guardian, outra compradora, chamada Helaina Alati, estava olhando a prateleira de especiarias para o jantar de segunda (16/8) à noite quando virou a cabeça para a direita e “a apenas 20 cm do rosto” viu a píton. “Ela só queria dizer olá”, brinca a australiana ao jornal.
Alati diz que inicialmente o animal estava enrolado atrás das especiarias. “Dezenas de pessoas devem ter passado por ele”, completa.
Após a cobra dar as caras e ser filmada pelos clientes, a equipe da loja da Woolworths “reagiu rápida e calmamente” para isolar a área, diz um porta-voz do supermercado ao The Guardian.
“A sorte é que fui eu quem apareceu. A maioria das pessoas teria surtado”, comenta Helaina Alati ao periódico britânico. Ela revela que já foi uma caçadora de cobras voluntária e, por isso, pegou o equipamento necessário em sua casa para remover com segurança a píton diamante – que não é venenosa.
Após a captura, o réptil foi solto numa mata da região. “Estava calmo e nada agressivo. Não estava se sentindo acoado. Ele deslizou direto para dentro da bolsa. Estou acostumado a ver cobras em lugares estranhos, mas não esperava que fosse num Woolworths”, afirma Alati ao The Guardian.
De acordo com o Museu Australiano, em entrevista para o jornal, as pítons diamante são encontradas em áreas de mata e nos parques de Sidney, mas à vezes passam despercebidas por causa de seus hábitos noturnos e pelo movimento lento.
“A píton diamante não é tão conhecida em Sidney como era no passado e, embora não seja considerada ameaçada de extinção, está sob pressão devido à destruição de seu habitat. Elas não são venenosas, mas podem causar uma mordida dolorosa. Os dentes podem quebrar e permanecer presos na vítima”, explica o museu.
O bairro de Glenorie fica no subúrbio da cidade australiana, numa região “rural”.