27/02/2022 - 17:40
Fundada em 1088, a quase milenar Universidade de Bologna abriu inscrições para a edição de 2022 do seu programa de bolsas de estudo para graduação e mestrado de alunos internacionais. O projeto oferece duas modalidades de bolsas: uma contempla 100% dos custos da mensalidade e a outra oferece um subsídio anual de 11 mil euros (R$ 63.500 no câmbio de hoje, 27) para graduação e mestrado.
De acordo com o site Estudar Fora, a universidade, apelidada de Unibo, é pública e a segunda melhor instituição de ensino superior da Itália. Ela é a mais antiga universidade do ocidente e considerada a mais antiga do mundo em operação contínua.
+ Capes publica novas regras para concessão de bolsas de pós-graduação
Entre os formando de destaque da instituição estão o astrônomo Nicolau Copérnico, o escritor Umberto Eco, os diretores de cinema Pier Paolo Pasolini e Michelângelo Antonioni, o filósofo Erasmus de Rotterdã e dois Papas, Gregório XIII e Gregório XV.
As bolsas são distribuídas de acordo com a nota obtida em testes internacionais padronizados e a universidade conta com mais de 200 programas, divididos em 31 departamentos e 5 Escolas. Para se inscrever, o estudante deve enviar os documentos de conclusão de graduação, para os candidatos ao mestrado, e de ensino médio, para a graduação.
Os requisitos da Unibo são: ter, no máximo, 30 anos de idade e ter realizado toda a formação fora da Itália. Na edição deste ano, serão oferecidas cerca de 6 bolsas de estudo para alunos de graduação e mais de 15 para o mestrado. Os interessados devem se inscrever pelo link até o dia 31 de março.