Em junho, a Caixa Econômica Federal liberou o saque extraordinário de até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o último grupo. O dinheiro é depositado na conta poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Mas até quando é possível retirar o valor? Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, caso o dinheiro não seja gasto, retirado ou transferido para uma conta-corrente. O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS.

+ Lucro do FGTS: saiba quando será pago e quem tem direito

Os pagamentos beneficiaram 42 milhões de pessoas e a nova rodada de saques foi anunciada pelo governo em março para estimular a economia. A maioria das pessoas recebeu o dinheiro de forma automática. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, a pessoa terá de pedir a liberação dos recursos.

Consulta

Para saber se receberá automaticamente o dinheiro ou se precisará pedir o saque, a pessoa precisa fazer uma consulta. O processo pode ser feito pelo aplicativo FGTS. A ferramenta informa a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo também permite a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.