02/08/2022 - 21:00
A beleza está nos olhos de quem vê… e de quem usa, pelo menos para a Benefit. A empresa iniciou sua operação de forma tímida no Brasil, com vendas exclusiva no antigo e-commerce da Sack’s, comprado em 2012 pelo grupo LVMH, que também controla a Benefit desde 1999. Com a compra, o site foi transformado em Sephora, onde a Benefit manteve a exclusividade da venda de seus produtos até outubro de 2021. Foi só então que ela ampliou seus canais digitais e entrou nos grandes players nacionais: Beleza na Web e Época Cosméticos.
A expansão acompanha um momento em que os deslocamentos ficaram restritos e a compra de cosméticos em viagens internacionais ficou comprometida. Com mais consumidores buscando produtos no Brasil, a Benefit iniciou a expansão. Para a embaixadora global da Benefit Cosmetics, Maggie Ford Danielson, “o mercado está em constante desenvolvimento e vemos um movimento em que os consumidores valorizam cada vez mais a compra nacional”. Segundo ela, aí está a importância de desenvolver a marca localmente, “no on-line, no ponto de venda e estando cada vez mais próximas das benebabes”. O apelido se refere às fãs da marca.
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A grande aposta é nos produtos para sobrancelhas, que vão além do pincel, lápis e gel. Localizadas dentro das lojas da Sephora, os Brow Bars ou bares de sobrancelha da marca oferecem serviços de design e complementam a atuação da empresa. Esses bares também são responsáveis pelo projeto Bold is Beautiful, iniciativa global da marca que desde 2015 já arrecadou mais de U$ 23 milhões para ações sociais. Programado para acontecer ao longo de agosto, o BIB doa o lucro dos serviços de design de sobrancelhas realizados no mês, e no Brasil irá ajudar na reconstrução de casas na comunidade de Heliópolis, em São Paulo.
Acreditando que “rir é o melhor cosmético”, a Benefit está em um mercado duplamente promissor. Na busca pela consolidação nacional, encontra um setor em crescimento. Dados da Kantar apontam para o aumento de 4% nas vendas de cosméticos no Brasil em 2021, quando comparado com 2019 (no mesmo período, o mercado francês sofreu uma retração de 5%). A pesquisa também mostra a tendência dos produtos para os olhos, sendo aludida como uma boa aposta para as empresas. Juntando os dois contextos, a Benefit tem motivos de sobra para rir.