31/01/2025 - 12:38
A Stanley publicou em seu site detalhes sobre o recall de peças defeituosas em garrafas térmicas da marca. O processo envolve dois modelos: a Switchback e a Trigger Action.
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Em 18 de dezembro de 2024, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) tornou público que seria realizado o recolhimento de 401.211 produtos, sendo 290.125 canecas Switchback Travel e 111.086 canecas Trigger Action.
Agora, a Stanley explicou como identificar os itens abrangidos. Estão inclusos todas as cores e lotes dos modelos abaixo:
Modelo | Tamanho | Número de identificação do produto |
Switchback | 473 ml/16 oz | 20-01436 |
Trigger Action | 354 ml /12 oz | 20-02825, 20-02033 |
250 ml /8.5 oz | 20-02824 |
É possível verificar o número de identificação dos produtos na parte inferior da garrafa. Ele está localizado na a base dos produtos. Na imagem a seguir, é possível ver no círculo vermelho como ele esta impresso:
A empresa explicou que o defeito encontrado afeta as tampas das garrafas, feitas de um tipo de plástico chamado de polipropileno. Ao serem expostos ao calor, os fechos encolhem e se soltam, o que ocasiona um risco potencial de vazamento do líquido contido no interior e de queimadura caso seja uma bebida quente.
Pessoas com uma garrafa potencialmente defeituosa devem interromper o uso imediatamente e entrar em contato com a empresa para receber uma tampa de reposição.
Quem possui uma garrafa de modelo defeituoso deve entrar em contato com a empresa para receber uma tampa nova. Os contatos informados pela Stanley foram o telefone 0800 021 3278 (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados nacionais) e o email sac@stanley1913.com.
Ainda em dezembro, a empresa afirmou à Senacon que registrou 38 ocorrências globais de incidentes, sendo três delas no Brasil. “Alertamos que a utilização do produto com a tampa original pode oferecer riscos à saúde do consumidor. Por isso, recomendamos que os consumidores se abstenham imediatamente de utilizar os produtos especificados acima com suas tampas originais, as quais devem ser descartadas”, disse em nota no ano passado.
Questionada pelo site IstoÉ Dinheiro, a empresa não informou se já há dados sobre peças substituídas desde que o recall foi tornado público pela Senacon. A empresa tampouco respondeu sobre se é possível solicitar, no lugar da nova peça, que seja feita a devolução do produto e o reembolso em dinheiro.
EUA informou primeiro defeitos em garrafas Stanley
Apesar da Stanley ter anunciado que fez o recall de forma voluntária, um processo já havia sido iniciado nos Estados Unidos em 12 de dezembro após um órgão regulador ordenar o recolhimento das duas linhas de garrafas por perigo de queimaduras.
A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA afirmou ter contabilizado 91 casos de tampas soltas ao redor do mundo, incluindo 16 nos Estados Unidos. O relatório apontou que 38 destes casos resultaram em queimaduras e 11 pessoas precisaram passar por cuidados médicos. O órgão informou o recolhimento de 2,6 milhões de unidades, todas fabricadas na China.
Inicialmente, a Stanley no Brasil informou apenas que estava em contato com as agências regulatórias legais ao redor do mundo para definir os próximos passos. Em 16 de dezembro, ela foi notificada pelo Procon-SP para esclarecer se havia peças perigosas em circulação no Brasil e quais medidas estariam sendo tomadas.
Dias depois, a empresa enviou uma nota à Senacon com informações sobre os procedimentos de troca das tampas defeituosas. “A Stanley segue dedicada no propósito de oferecer aos seus clientes produtos de qualidade e para a vida toda (Built For Life™), com garantia vitalícia”, disse.