17/01/2023 - 18:00
SÃO PAULO (Reuters) – O Terminal Portuário São Luís (TPSL) movimentou o recorde de 5,4 milhões de toneladas em cargas no ano passado, impulsionado pelo escoamento da produção de grãos da região agrícola Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e de alguns Estados do Centro-Oeste, informou nesta terça-feira a administradora do terminal VLI em nota.
Segundo a companhia, a máxima histórica veio na esteira do crescimento do Corredor Norte que, por meio da Ferrovia Norte-Sul (FNS), opera no transporte de grãos dos Estados ao terminal portuário.
O mix de cargas movimentadas no TPSL inclui insumos minerais e cargas do agronegócio, com destaque para os grãos, especialmente soja e milho. Na comparação com 2021, o fluxo desse tipo de carga cresceu 900 mil toneladas, de acordo com a VLI.
“Com o crescimento da produção do Arco Norte, a VLI trabalha para ampliar sua capacidade operacional e atender aos produtores da região”, disse em nota o gerente geral de Operações de Terminais e Portos da empresa, Douglas Marques.
(Reportagem de Nayara Figueiredo)